quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

A IMPORTÂNCIA DE SER HONESTO - PORTAL MENTE INABALÁVEL

 

A IMPORTÂNCIA DE SER HONESTO


Particularmente acredito que só existe uma coisa pior que uma pessoa mentirosa que é ser um ladrão. Todo mentiroso torna a vida difícil e muitas vezes não percebe os efeitos de longo alcance de suas ações. Mentir faz de nós pessoas infelizes, pois constantemente temos que estar justificando nossas falhas, com medo de sermos descobertos e isso dá muito trabalho. Na verdade, exitem poucas coisas tão tóxico como uma pessoa mentirosa. 

Nunca devemos permitir que a negatividade que existe no mundo nos force a ser uma pessoa desonesta. Mentir só vai colocá-lo mais perto da porta que leva a enganar e roubar. Saia enquanto dá tempo. Existem muitas consequências de uma mentira. Veja as principais:

- Danos permanentes à sua reputação
- Danos permanentes aos seus relacionamentos
- Perda de renda
- Perda da auto-estima
- Permanentemente danificar a reputação de um outro indivíduo
- Sentimentos de culpa
- Perda de sono
- Perda de confiança

A palavra honestidade, possui vários sinônimos, tais como a honra, sinceridade, justiça, integridade, retidão, virtude e veracidade. Manter a honestidade requer mais do que não mentir quando estamos em uma situação desconfortável.

Ser honesto exige ser moralmente correto em todas as situações. A gente entende que ser honesto é uma coisa muito complicada. É difícil listar todas as áreas em que precisamos para ser honesto. Se você não tem certeza se um ato é honesto ou não, se você tem que esconder ou enganar alguém, se você não pode deixar rastros depois de fazer ou dizer alguma coisa, se isso acontecer você provavelmente não está sendo honesto.

Pense na paz de espírito que você terá por não ter que se preocupar se fez algo de errado ou o alivio de não ter um peso sobre seus ombros por estar constantemente com medo de ser descoberto. Imagine acordar e não está sendo sobrecarregado pela pesada culpa como resultado de suas ações.

Aqui neste post queremos que você entenda que ser honesto não significa que devemos sair contando nossos planos, projetos e sonhos para todo mundo, até bem pelo contrário, a sabedoria está em não contar. O que quero afirmar é que não devemos reter informações importantes para pessoas que merecem uma resposta verdadeira.

Ser honesto significa também evitar meios duvidosos para conseguir algo que desejamos ou levar alguém a acreditar em algo que nem nós mesmos acreditamos.

Portanto ser honesto pode até ser complicado, difícil, mas não é impossível e fará você viver uma vida saudável sem prejudicar ninguém.


Nenhum comentário:
Write Comments

PODCAST

LEIA +